Revista Gestor     Usuário: Senha:  

Município acreano implementa unidade de tratamento e disposição final de resíduos sólidos

Fonte:Confederação Nacional de Municípios - 11-06-2018

O despejo de resíduos em um lixão sem estrutura faz parte do passado no Município de Rio Branco, no Acre. A prefeitura da cidade buscou um trabalho integrado entre as secretarias municipais e construiu, por meio de financiamentos junto ao governo federal, a Unidade de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos de Rio Branco (UTRE/RB). O projeto é mais uma iniciativa que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresenta nesta semana e faz parte da campanha Municípios Lixo Zero – Um desafio de todos.

A ação foi desenvolvida com participações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Floresta (Safra). A UTRE/RB é um complexo que conta com uma central de recebimento de pneus; unidade de triagem e compostagem (para separar resíduos sólidos recicláveis e o aproveitamento dos resíduos orgânicos para produção de compostos); central de podas e resíduos madeireiros; unidade de tratamento de resíduos de serviços da saúde; disposição final (células de aterro sanitário), dentre vários outros dispositivos e investimentos.

O projeto disponibiliza serviços de tratamento e disposição final de resíduos de serviços de saúde; disposição final de resíduos domésticos e comerciais; triagem de resíduos recicláveis; armazenamento temporário de pneus e produção de composto orgânico a partir da reciclagem de resíduos orgânicos e Agroindustriais. Ainda trata de podas de galhos dos serviços de limpeza pública, lavagem e trituração de plásticos, atividades de educação ambiental e monitoramento ambiental.

Estrutura
O projeto dispõe de estrutura para a disposição correta dos diferentes tipos de resíduos como, por exemplo, galpão para recebimento de pneus; depósito para composto beneficiado; usina de triagem e reciclagem; galpão da unidade de compostagem e pátio de compostagem.

A iniciativa ainda conta com britador de resíduos da construção civil; células de disposição final de resíduos sólidos (aterro sanitário); vala séptica para animais mortos; unidade de tratamento de resíduos de saúde e poços de monitoramento do lençol freático.

Saúde
Em relação aos resíduos de serviços de saúde, depois de esterilizados na autoclave, eles são triturados, tratados e destinados ao aterro. Todo material identificado previamente na balança como reciclável vai para a usina de triagem operacionalizada pela Cooperativa de Catadores (Catar), com apoio técnico e supervisão da Coordenadoria Municipal de Trabalho e Economia Solidária (Comtes) e é comercializado pela Catar.

O lixo orgânico de feiras e mercados, bem como o material proveniente de podas realizadas pela prefeitura e todo material identificado como resíduo orgânico, são destinados a outra unidade gerenciada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Floresta (Safra). A unidade possui um ecoponto para pneus, que a cada três meses, aproximadamente, são recolhidos pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. Atualmente, os gases produzidos são drenados e queimados de forma controlada.


Com informações da prefeitura de Rio Branco e da Universidade de Brasília

Boletim de Direito Público!
Revista Gestor - edição n 32!
Fonseca & Bessa Advocacia - Consultoria jurídica especializada em Gestão de Direitos Público.
Grifon Brasil